Consideramos o plano de mídia como um instrumento capaz de direcionar todas as ações de marketing, como plataformas, formatos, estratégias, metodologias para criação de campanhas nas mídias sociais.
É a partir dele que você definirá os objetivos e métricas de marketing para alcançar o público-alvo e ter retorno positivo com o melhor custo-benefício possível para a sua campanha de mídia paga.
Este documento pode ser elaborado pela própria equipe de marketing, ou de preferência por um profissional especializado em mídia, muito conhecido em agências de marketing e publicidade.
Qual a importância de um plano de mídia
Vivemos um momento em que as pessoas criam perfis, navegam e interagem em várias redes sociais ao mesmo tempo, tudo isso num piscar de olhos!
Criar uma campanha de mídia nesse cenário é muito diferente do que era em 5 anos atrás, quando você podia concentrar os seus esforços e investimentos no canal principal da marca.
São tantos canais de comunicação que, muitas vezes, fica difícil integrar todos eles na mesma campanha e, por isso, surge a necessidade de criar um plano bem pensado.
Para não errar nessa hora, você precisa organizar a casa! Então, confira as principais vantagens de fazer um plano de mídia antes de sair atirando para todos os lados.
Entregar o conteúdo para o público certo
A primeira grande vantagem de ter um plano de mídia é que você consegue entregar o conteúdo para o público certo. Mas o que isso significa?
Basicamente, quando se tem um objetivo claro em mente e um plano estratégico para alcançá-lo, fica mais fácil entender o que público deseja ver e como conseguir conquistá-lo.
Gastar o orçamento com inteligência
Além disso, você pode gastar o orçamento com mais inteligência, trazendo mais resultados, gastando menos, entende?
Ao colocar tudo no papel, você tem uma visão melhor em relação a como direcionar o seu orçamento.
Escolher os melhores canais para a campanha
O planejamento te ajuda a escolher os canais certos para veicular a campanha, com base no perfil e no comportamento do público.
Como elaborar um plano de mídia – passo a passo
Para montar um plano de mídia estratégico, você deve começar pelo básico e depois então se aprofundar na estratégia. Veja os primeiros passos!
Escolha um objetivo
Primeiro de tudo, pense em qual é exatamente o objetivo para a campanha que será veiculada.
Para definir o objetivo, você deve considerar como a campanha deixará a marca mais perto de alcançar suas metas.
Lembre-se de estar alinhado nesse aspecto, para que o orçamento não seja gasto com campanhas ineficazes.
Defina os KPIs
Após definido o objetivo, especifique como você alcançará esse objetivo através da definição de KPIs, que consistem em indicativos de performance, como métricas.
São os KPIs que você acompanhará durante a execução do plano, para ver se o objetivo está sendo cumprido. Portanto, eles devem estar alinhados com os objetivos da marca.
Valide o orçamento
É o orçamento que viabiliza a concretização do plano, sendo um dos pontos mais importantes de todo o planejamento.
Para definir o melhor orçamento, você deve conhecer as alternativas de investimentos em cada plataforma e qual seria o valor ideal para que a campanha tenha os resultados almejados.
Analise o mercado
Entender o mercado em que a marca está inserida é fundamental para definir a melhor estratégia.
Conhecendo o mercado, você pode identificar oportunidades com mais facilidade e ter Insights valiosos, evitando erros cometidos por concorrentes, por exemplo.
Além disso, ao analisar o mercado, fica mais fácil de entender qual será o verdadeiro impacto da campanha para o público, e os canais em que você pode ter maior destaque.
Escolha as Redes Sociais
Após a definição do objetivo, KPIs e análise do mercado, fica mais fácil escolher em quais redes sociais atuar.
Considere onde seu público-alvo costuma interagir mais e por quais redes tem preferência, além do cenário do mercado em que a empresa se encontra.
Crie um calendário de inserção
Além de ajudar no acompanhamento dos anúncios veiculados na campanha, a criação do calendário de marketing também te ajuda a organizar o cronograma estrategicamente e com maior eficácia.
Por ter uma apresentação visual, facilita a visualização da abrangência da divulgação, concentração de esforços e distribuição de canais e outros fatores.
Escolha o público
A escolha o público é outro aspecto importantíssimo para o planejamento. É preciso entender exatamente com quem se está falando, para saber onde, como e quando aparecer.
A segmentação do Facebook Ads te ajuda a selecionar o público que faz mais sentido para a marca.
Acompanhe os resultados
Por fim, lembre-se de sempre acompanhar os resultados, afinal, depois de elaborar um super plano, você deve saber se ele vai dar certo.
Aqui, métricas como CPM, CPA e indicadores de tráfego e conversão são essenciais para acompanhar sua campanha.